top of page
Buscar
  • fabiomatsushita

Transcrição do discurso final de Responsabilidade/Direito de abertura de família Wing Chun Kung Fu

Fabio Matsushita (líder da família Moy Fa Bai Ou - @filosofiacorporal - 29 de novembro de 2020 - transcrição do discurso final da Cerimônia de Responsabilidade/Direito de abertura de família Kung fu). "Como voces viram, cada um tem um discurso, cada um entende uma coisa sobre o que é Wing Chun, cada um tem uma visão sobre o que é abrir família kung fu, cada um tem uma visão sobre o que é ser Mestre. Se voces verem os slides que estão passando, lá tem os certificados que foram entregues. E são 3 símbolos, o certificado que diz que todos os certificados são discípulos de 12a.geração de Yim Ving Tsun de linhagem direta, meu


s discípulos diretos, praticantes do nível faca e que eles tem o direito de abrir a família kung fu deles, embasado na experiência que eles tiveram. Como foi dito, eu não acredito na palavra Mestre, se eu tivesse que dizer quem seria Mestre, graças ao meu irmão kung fu e amigo, Luis Cremasco a pessoa que eu poderia dizer que é Mestre é Jesus. Quem acredita ou não acredita, isso não vem ao caso, mas é uma pessoa que se voce vê pela história, pelo menos pelo que contam, ele dava exemplos, ele não deixou nada escrito e se existem cristãos que são católicos, na verdade seguem Constantino e não o Cristo, a gente tem até o caso agora da China que quer reescrever a Bíblia, tirando partes.


Não me coloco nessa posição, recebi o título do meu Mestre, porque assim como a forma que ele aprendeu e acredita que deva ser, só que eu tenho uma forma diferente de ver. Então se todos nós estamos aqui hoje é graças a esse aprendizado que eu tive e graças a uma outra visão que eu tive, graças ao meu irmão kung fu que me deu um livro a mais de 20 anos atrás que eu ingressei no espiritismo e faço os estudos lá também. A grande questão nos nossos estudos é simples, a gente vai lá pra se reunir, falar sobre as passagens do Cristo e pra que a gente siga o exemplo dele.


Eu posso falar o que for, como foi dito, se voces me verem fazer uma besteira lá fora, voces vão falar, que Mestre é esse que fala uma coisa aqui e faz outra coisa lá fora. Então isso é o exemplo que o Chen deu que eu não sei, cometo um monte de erros, meu filho está vendo hoje, graças a voces ele nunca viu que eu era professor, graças a voces ele pode ter uma outra visão, graças a ele ter aceito estar aqui. Assim como meu pai presente, o que foi dito sobre a questão da família a emoção do Lee sobre a importância das pessoas, eu não tive essa oportunidade. Como Si Sok Washington disse, nós fomos nomeados em Buenos Aires.Na época eu não tinha nem condições de pagar a passagem aérea, graças aos irmãos kung fu que parcelaram, a irmão kung fu que cedeu o apartamento, eu tive que fazer uma série de coisas porque é assim que funciona dentro da minha família kung fu, M


eu Mestre decide aonde vai ser e a gente sai correndo pra fazer, é assim como ele aprendeu, é assim como transmitiu, é assim como eu aprendi. Eu acho que tudo que eu faço hoje é graças a esse aprendizado. Dediquei 12 anos da minha vida, meu filho mesmo não me via, quem cuidava dele era meu pai e minha mãe, tanto que muitas vezes o meu filho, na verdade meu pai é meu avô e ele não está errrado, porque eu dediquei muito tempo pra ficar dentro da família. Fui criticado por familiares, achando que eu tinha feito lavagem cerebral, que eu só ouvia meu Mestre e que o que ele dizia era a verdade, só que ninguém nunca me perguntou o que era isso, então quando cada uma das pessoas vem a


qui e fala o seu comentário sobre o que veio praticar, qual quer era a idéia que tinha, como que foi e como se sentem hoje, é exatamente o que eu passei, só que com uma diferença, eu decidi ser profissional. Só que eu nunca perguntei pro meu Mestre o que era ser profissional. Então a forma que eu vejo é assim, como foi dito: nós nunca sabemos, nós nunca vamos saber. O quê que a gente precisa saber? Que a gente não sabe. Ter humildade sempre e poder sempre trabalhar pra se aprender. Ontem eu estava conversando com a Si Sok Mo Márcia e ela me perguntou: Se voce não ensina nada, se voce dá um espelho pros seus alunos que diz autoconhecimento, respeito e responsabilidade, se voce fala pro cara que vem na primeira aula pra conhecer, que ele já sabe, que já está completo, é só ele seguir a fazer a vida dele, por que essas pessoas pagam pra voce e f


azem aula com voce e ficam todo esse tempo? Se voce nem diz se eles sabem ou não sabem? Então por isso que eu pedi pra cada um explicar. Eu não posso responder por eles, a única coisa que posso dizer é que sou grato. Porque graças a voces, um monte de pessoas nessa pandemia perderam emprego, perderam renda, perderam casa, perderam tudo, sabe o que aconteceu comigo na pandemia? Eu dei menos aula, gastei menos e ganhei mais. Por que que dentro de um momento onde todos reclamam, a minha situação não foi ruim? Por que que meu momento não é um momento de pandemia? A única resposta que eu posso dar pra voces é simples. Eu faço o que eu amo (choro) e eu procuro fazer de coração, por isso que cada um de voces tem nessa mesa um doce. Porque nessa segunda-feira que passou, eu estava no carro dirigindo e tinha uma senhora com um bebê no canguru assim, no colo às 5 da tarde, com um cesto vendendo cocada e perguntou se eu queria. Ela falou o seguinte: estou vendendo cocada o senhor não quer R$2? Eu falei pra ela: eu não tenho R$2. O fa


rol abriu e eu fui embora. Eu fiquei com aquilo na cabeça, não é que eu não tenho R$2, eu tinha R$100 na carteira e eu não quis dar R$100. Isso ficou na minha cabeça, daí na quinta-feira eu fui lá. Fui lá, parei o carro. Ela fica na Salim (errei o endereço é na Anhaia Melo) com a rua do Crematório, Crematório da Vila Alpina.Um monte de gente está falando que a gente está em crise, que o mundo está ruim, que é o presidente, que é direita, esquerda, ficam segregando falando, todo mundo quer dar a receita do que é o bom, mas ninguém quer trabalhar, ninguém quer pegar uma cesta, embrulhar e vender. Eu parei lá, atravessei a rua e falei: moça eu quero 13 cocadas, Ela sério? Eu sério. Tá bom, tá bom, mas eu te dou a sacola, não estou de carro ali, pode me entregar. Ela começou a contar, comprei, abri a cocada, comi e achei maravilhoso, aí olhei o papel, todo feito com o amor e ela posta no whatsapp dela as fotos que ela ama, a filha que está carregando e uma outra. Eu não sei se ela tem marido. Eu voltei pro carro e falei putz, e agora eu preciso comprar pelo menos 35, porque no dia do evento vão ter 35 pessoas. Só que eu não tinha dinheiro pra comp


rar as 35. Já tinha gastado ali, não costumo andar com dinheiro, já não tinha mais os R$100 (rs). Aí eu voltei correndo e ela tinha entrado num lugar, eu falei moça eu queria comprar, né. Todo dinheiro que eu tenho é esse, mas eu precisava de mais. Ela disse: Mas eu passo cartão. (rsrs).Eu falei tá bom, então me vê 20, voce não quer levar as 30? Eu falei quero, aí comprei, ela falou: voce não pode me dar o dinheiro e passar o resto no cartão, porque amanhã eu preciso do dinheiro e se voce passar no cartão eu só recebo na segunda e eu preciso do dinheiro no final de semana. Eu falei tudo bem. Ela pegou e vendeu tudo, aí depois as moças que estavam ali olhando, falaram eu queria comprar. Aí ela falou acabaram, ele acabou de comprar tudo. Eu falei pode comprar, tó. Aí 3 pessoas compraram. O que que eu quero dizer com isso? Não importa o quanto voce conhece, não importa a formação que voce tem, não importa se a pessoa acha que voce está bem vestida, mal vestida, não importa nada, voce só precisa acreditar em voce. E é isso


que eu acho que a gente faz aqui. Então se as pessoas me perguntam, pô os caras estão no último nível, eles são bons e não são?! E tipo, eu fico pensando na minha cabeça, tipo, bom no quê, né?! Eu conheço alguns familiares a maior parte das pessoas aqui, tem exemplo do Luciano, eu conheço o Joel, Lucia, pra mim eles são os maiores exemplos de Mestres, meu pai, por que? Porque são pessoas que trabalham, acreditam, vão e fazem, não tem feriado, não tem sábado, não tem domingo, não tem nada. E olha a idade deles! Isso quer dizer o qu


ê? Que eles são velhos? Não! Pra mim eles são jovens. Velho pra mim é quem não quer mais fazer. Então pra mim o nosso trabalho é esse. Não existe o melhor kung fu, não existe nada disso, só existe voce! Pra mim o melhor de kung fu que pode ser expressado é Kung Fu Panda. Todo mundo pode falar do Bruce Lee, pode falar o que for, a minha opinião. Tem aqui meu irmão kung fu que é aficcionado pelo Bruce Lee, graças a ele, chegou na arte marcial, assim como eu acho que vários. Mas pra mim porque pra mim é o Kung Fu Panda, porque é simples! O cara é Panda, filho de um Pato, nunca questionou porque o pai era um pato. Vai treinar kung fu com um Rato, que vive batendo nele, tem raiva de tudo e na hora H não consegue fazer as coisas, uma Tartaruga que vira flor e na hora que abre o pergaminho sagrado, lá, o secreto é a própria imagem. E fica assim, né. Então pra mim esse é o melhor exemplo de kung fu. As pessoas falam, mas é de criança. Duvido que uma cri


ança que assista isso, vai ter tudo isso de conexão, né. Então se voces lerem o que eu coloquei aqui: Um delicioso doce, pra agradecer esse momento conosco. Gratidão pela presença de voces (emoção ). Porque sem voces esse momento não existe, não existe kung fu, não existe Fabio, não existiria isso aqui. Não existiria meu filho, porque é graças a isso que eu posso contribuir, talvez não com a presença né, mas financeira


mente com o que foi até hoje. Graças a isso, com a ajuda do meu pai, eu posso dar aula na minha casa, que eu nunca senti minha casa. Mas meu pai fala essa casa é sua, é metade sua. Mas eu falo quem construiu foi voce, não fui eu. Mas ele nunca me cobrou isso, assim como meu Si Fu, ele nunca me cobrou. No momento que eu separei, fui morar no Mo Gun, tinha um colchão e dormia no chão, eu sai da casa dos meus pais e fui do


rmir lá. Então assim, não tenham vergonha, não tenham vergonha de voltar pra casa, se voces tem pais, agradeçam. Eu gostaria de fazer uma última leitura e obviamente aqui tem o whatsapp, né, da Cláudia Cocada. Porque eu achei que sinceramente, depois voces me falam, mas pra mim é maravilhosa essa cocada, porque acho ela faz com muito amor. Eu gostaria de fazer uma última leitura antes da foto e obviamente se alguém quiser falar depois. Hoje eu cheguei aqui fiz minhas orações e a leitura que veio foi do livro dos Espíritos (ratificação o livro é O Evangelho Segundo o Espiritismo), capítulo XIV, honrai vosso pai e vossa mãe, ítem 9, a Ingratidão dos filhos e os laços de família (emoção). Vou ler só o primeiro e o último parágrafo. A Ingratidão é um dos frutos mais imediatos do egoísmo; revolta sempre os corações honestos, mas a os filhos com relação aos pais tem um caráter mais odioso, é sob esse ponto de vista especialmente que vamos encará-la para analisar-lhe as causas e os efeitos. Aqui, como por toda a parte, o Espiritismo veio lançar luz sobre um dos problemas do coração humano. ... Os Espíritos que a semelhança dos gostos, a identidade de progresso moral e a afeição levam à se reunirem, formam famílias,


esses mesmos Espíritos, em suas migrações terrestres, procuram-se para se agruparem como o fazem no espaço; daí nascem as famílias unidas e homogêneas; e se, em suas peregrinações, estão momentaneamente separados, reencontram-se mais tarde, felizes com os novos progressos. Mas como devem trabalhar unicamente para si, Deus permite que os espíritos menos avançados venham a se encarnar entre eles para aí haurir conselhos e bons exemplos, no interesse do seu adiantamento; eles causam por vezes, perturbações, mas aí está a prova, aí está a tarefa. Acolhei-os, pois, como irmãos; vinde em sua ajuda e, mais tarde, no mundo dos Espíritos, a família se felicitará de haver salvo do naufrágio os que, a seu turno, poderão salvá-los de outros. Que assim seja! Graças a Deus e graças a Jesus!Mais uma questão, este evento não está sendo aqui, à toa. Esse local eu nao considero que seja apenas uma hamburgueria ou, aqui é uma casa, na qual fui acolhido há 9 ano


s atrás, que estão sendo representados pela Ana Lúcia, Flávia, Anderson Romano, Giseli,


Paulo Venâncio na cozinha, Milena Venâncio e obviamente o Igor, Igor Pinto que tem auxiliado aqui. Éeee, essa casa me recebeu com os braços abertos e aqui fiquei por 7 anos. Eeee não foi pela casa que eu fui embora, foi por mim, é muito difícil eu aceitar ficar em algum lugar, eu tenho essa dificuldade, não fico nem na casa do meu pai, né. Então éee, só ver meu filho, mora com minha ex-mulher. Então meu filho mora com a mãe, meu pai me tolera porque é um santo entendi, então tudo pra mim é especial aqui. O Chen falou o


Si Fu quer fazer tudo sozinho, não é isso, é que eu queria fazer uma transformação pra mim mesmo. Porque eu sempre fiz evento, o Chen mesmo me viu várias vezes, meus irmãos kung fu aqui também, Odair uma vez num evento em 2003 eu falei, Odair pelo amor de Deus, ajuda lá, porque senão eu vou dar porrada nesses caras, 380 pessoas querendo entrar num negócio lá, que eu falei não, e o Odair com toda paciência foi lá e conversou com as pessoas. Eu sempre tive raiva pra fazer o evento e




não via a hora de terminar. Então pra mim foi um prazer imenso de fazer e contar com todos voces! Então na verdade eu sinto que a gente não está num restaurante, numa hamburgueria qualquer, né, a gente está na casa de nossos amigos,


nossos irmãos. Por gentileza, uma salva de palmas pra todos que estão aqui! E isso serve pra todos! Então agora se alguém quiser falar, fale, senão vamos comer (rsrs), tirar foto, voces já devem estar de saco cheio de ouvir (rsrsrs)."

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sonho, realidade e aprendizado. Kung Fu Panda.

O sonho de buscar a perfeição através de algo exterior (alguém pra ensinar ou algo que crie o preenchimento interior), gera a frustração e a busca de um novo sonho ou o apego a dor. “Conheça-te a ti m

bottom of page