top of page
Ip Man (1893-1972)

 

Herdeiro de uma tradicional família de Fat Shan (Foshan), Ip Man iniciou o seu aprendizado com o mestre Chan Wa Sun com a tenra idade de seis anos.

A invasão japonesa entre 1937 e 1945, fez com que Ip Man passasse por grandes dificuldades. Recebeu ajuda de um amigo, Chow Tsing Tsun. Como forma de gratidão, ensinou Ving Tsun ao filho deste, Chow Gwong Yiu, bem como para Gwok Fu e Lung Gai, dentre poucos outros.

Em 1949, foi obrigado a se refugiar, devido à  revolução comunista, chegando em Hong Kong.

Em 1950 iniciou a transmissão do Sistema Ving Tsun em Hong Kong, até o seu falecimento em dezembro de 1972.

Dentre muitos alunos, destacam-se Bruce Lee, o mais famoso discípulo, e Moy Yat, o primeiro mestre a emigrar para o Ocidente.

Moy Yat (1938-2001)

 

No Ip Man Museum, Órgão oficial de salvaguarda do Sistema VIng Tsun na China está registrado o seguinte com relação a Grão-Mestre Moy Yat:

"Um entusiasta das Artes Marciais, ele iniciou seu treinamento com idade bem jovem. Ele seguiu grão-mestre Ip Man e emigrou da China para Hong Kong. Em 1963, ele inaugurou a Moy Yat Ving Tsun Association e reuniu muitos estudantes antes de emigrar para New York (EUA), em 1973, onde ele continuou a ensinar Ving Tsun. Todo ano, Moy Yat viajava para vários lugares ao redor do globo para dirigir treinamentos, aulas e seminários. Ele também enfatizava a moral e a ética das Artes Marciais para seus estudantes, fato que o levou a ser muito respeitado por todos os condiscípulos da arte. Além de suas conquistas no campo das Artes Marciais, Moy Yat era também um gênio da pintura e caligrafia chinesa. Ele trabalhou voluntariamente como um consultor deste museu."

Leo Imamura (1963)
 

Leo Imamura iniciou seus estudos de Ving Tsun em 1979. Em 1987, tornou-se discípulo de Grão-Mestre Moy Yat, na cidade de New York, EUA.

Depois de receber autorização de seu mentor, ele funda a Família Moy Yat Sang no Brasil, em 08 de agosto de 1988, tornando-se assim o representante da Moy Yat Ving Tsun na América do Sul.

Em setembro de 2000, na quinta e última visita de Grão-Mestre Moy Yat ao Brasil, Leo Imamura recebeu a incumbência de seu mentor para desenvolver um programa de salvaguarda do Sistema Ving Tsun, que atendesse as demandas da sociedade no século XXI.

Atualmente o Mestre Leo Imamura lidera, juntamente com a sua esposa, Vanise Imamura, a Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence, representada pelos núcleos certificados no Brasil, na Argentina, na Espanha e nos Estados Unidos.

bottom of page